quarta-feira, 26 de maio de 2010

O Poder da Linhaça !

10_MHG_saude_linhaca91

 

Que  mulher que nunca esteve insatisfeita com o seu peso, neh?? mesmo sendo exagero,pois é meninas, depois de ouvir tanto falar no poder da Linhaça, resolvi experimentar, e não é que deu certo?! Depois que vi a reportagem do Globo Repórter,genteeeee é o que há de melhor para a saúde, consequentemente se tornando o melhor aliado da beleza!

A linhaça é  considerada um alimento funcional, ou seja, que contém, além de seus nutrientes básicos (carboidratos, proteínas, gorduras e fibras), elementos que podem diminuir o risco de algumas doenças pois seu uso contínuo pode proporcionar aumento da defesa orgânica e redução do ritmo de envelhecimento celular. 


Na composição da semente de linhaça estão presentes proteínas, fibras alimentares e ácidos graxos poliinsaturados (Ômega 3 e Ômega 6), que lhe conferem a propriedade de alimento funcional. A semente de linhaça é a mais rica fonte de Ômega 3 existente na natureza.

 Os beneficios:

- Rejuvenescedor
- Baixa de peso
- Auxilia no combate a anemia
- Auxilia no combate ao câncer: de mama, de próstata, de colon, de pulmão, etc...
- Auxiliar no combate à acne.
- Auxiliar no equilíbrio hormonal, amenizando distúrbios causados pela TPM e menopausa;
- Auxiliar na diminuição do risco de aterosclerose;
- Auxiliar no controle Diabete - da glicemia 
- Retenção de Líquidos
- Auxilio ao Funcionamento Intestinal
- Para o auxílio na redução de colesterol ruim, dos sintomas de TPM, menopausa.

 

Além disso , é um alimento rico em lignina e fitoestrogênio, substâncias que ajudam na redução do peso. Estudos comprovaram que mulheres que ingerem mais lignina possuem índice de massa corpórea (IMC) menor. Esta substância ajuda a reduzir o apetite e as células gordurosas e também é bastante conhecida para ajudar na redução dos tumores da mama. Foi comprovado que este composto atua na apoptose celular, matando as células defeituosas.

Entre tantas qualidades, não tem como não experimentar e fazer com que o uso seja contínuo neh?? Pode se levar pra vida toda! Um aliado da beleza e da saúde , barato e fácil de se encontrar.

Quando for comprar , existe ele em sementes e já triturado, que é o recomendado para se consumir, vai depender de você, pois dizem que se comprar em semente dura mais e protege os nutrientes existentes na semente, porém o problema é que toda vez vai ter que triturar, o que dá um pequeno trabalho.

Os tipos de linhaça :

0268_nut_mat02

 

Dourada: Seu sabor é mais suave do que o da escura.É bem mais difícil encontrar a linhaça clara aqui no Brasil, já que ela aprecia climas frios. Geralmente é importada do Canadá. Mas eu achei , só o valor que é um pouco mais alto.

 

0268_nut_mat03

Marrom : É nativa da região mediterrânea, já está adaptada ao solo brasileiro, onde se deu bem por causa do clima quente. Por isso é mais fácil encontrá-la , a casca é um pouco mais resistente.(Eu consumo essa, já compro triturada, em pouca quantidade).

 

Como consumir :

O ideal é consumir com sucos , frutas ,iogurtes , leite , saladas ou em forma de pão.

A grande vantagem da linhaça é promover a sensação de saciedade, mas não é por isso que se pode consumir de forma exagerada, pois pode prejudicar a membrana das células e interferir na absorção dos nutrientes, então consuma 2 colheres por dia, já é o suficiente  . Recomendo no café da  manhã, ou no lanche da manhã com iogurte, e no café da tarde, pois dimuni o apetite na hora do almoço e na janta.

Receita do pão de linhaça ( delicinhaaa)

 

paodelinhaca1 

Ingredientes :

  • 1/2 xícara de gérmen de trigo
  • 1 xícara e meia de farinha de trigo integral
  • 3 xícaras de farinha de trigo (branca)
  • 1 colher de sopa de margarina
  • 2 envelopes de fermento biológico seco
  • 1 colherinha de café de sal
  • 1 de sopa de açúcar
  • 3 colheres de sopa de semente de linhaça
  • 4 ovos inteiros
  • 1 xícara e meia de leite morno
  • semente de linhaça para polvilhar (opcional)

 

Modo de Preparo:

1. Misture as farinhas, o gérmen de trigo, a linhaça e o fermento seco;

2. Acrescente o leite aos poucos até obter uma massa lisa que desgruda da mão;

3. Depois de sovar bem a massa deixe descansar por meia hora e divida em dois pedaços;

4. Com a ajuda de um rolo, abra a massa e enrrole;

5. Coloque as massa numa forma e deixe crescer por mais vinte minutos e pincele com uma gema de ovo batida e polvilhe com as sementes de linhaça;

6. Asse em forno médio até ficar dourado.

Dica: O pão dura de 3 a 5 dias em temperatura ambiente. Na geladeira pode ser conservado por até 10 dias e no freezer por 3 meses. Você poderá cortar o pão em fatias finas e fazer deliciosas torradas

Além de consumir a linhaça, nada melhor do que beber muita água e praticar exercício fisícos.

Resolvi fazer esse post, um pouco diferente do normal,para dividir com vocês um aliado da beleza feminina, que já utilizo há algum tempo: Uso, Aprovo e Recomendo!!

Onde encontrar : Em lojas de produtos naturais, farmácia de manipulação e em supermercados.

 

 

Fonte : G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário